NR 10

Adequação NR 10

Origem

Em meados da década de 60, a discussão sobre os riscos que os profissionais que trabalham com instalações elétricas começaram a ganhar força em nosso País.

Visando solucionar esta questão problemática, o Ministério do Trabalho publicou a NR10, em 1978. Com o passar dos anos, ficou constatada a necessidade de atualizações, uma vez que o alto número de acidentes continuava alarmante.

Desde a sua publicação em 1978, a NR 10 já passou por diversas atualizações.

Seu texto base começou a ser elaborado em 2001 por um grupo de engenheiros e Técnicos de Segurança do Trabalho de diferentes instituições do governo. Sua última atualização foi em 29 de abril de 2016 pela Portaria MTPS nº 508, sendo publicada no Diário Oficial da União em 02 de maio de 2016.

 

Implantação

Assim como quaisquer NR’s, a NR 10 é lei e deve ser obrigatoriamente atendida pela empresa. Caso haja o não cumprimento desta, a empresa estará sujeita a multas e penalizações.

O primeiro passo para uma implantação bem-feita é a capacitação dos profissionais que trabalham com as instalações elétricas da empresa.  Estes deverão participar de treinamentos com programação mínima estabelecida pelo Anexo III da NR 10 e a carga horária não deverá ser inferior a 40h.

Dependendo das particularidades da instalação elétrica da empresa, como o padrão de operação, o nível de tensão e de outras peculiaridades específicas ao tipo ou condição especial de atividade, os profissionais deverão ser capacitados em Segurança no Sistema Elétrico de Potência (SEP) com conteúdo programático mínimo conforme Anexo III da NR 10 e carga mínima de 40h.

O próximo passo será a elaboração de um Prontuário das Instalações Elétricas. Este Prontuário deverá conter tanto documentos relacionados a instalação elétrica, quanto aos relacionados com os trabalhos realizados nas mesmas. Deverá permanecer a disposição de todos os trabalhadores envolvidos nas instalações e serviços em eletricidade da empresa.

Outro documento importantíssimo é o Relatório Técnico de Inspeções. Nele serão observados os itens da NR 10 e confrontado com as instalações elétricas, gerando Status, Comentários, Recomendações e Prazo para Ação e seu Responsável. A partir destas, todas as atividades e ações de melhorias serão reportadas ao Relatório, atualizando-o.

Por fim, a implantação NR 10 em uma planta fabril requer dedicação e comprometimento de todos, uma vez que, será necessário rodar um PDCA em toda instalação periodicamente.

 

Como podemos ajudar?

A SMART SAFETY conta com um corpo de engenheiros e técnicos multidisciplinares, que irão lhe auxiliar em todas as fases da implantação, seja na capacitação dos seus colaboradores, no acompanhamento da elaboração dos documentos e na aplicação das proteções dos equipamentos.