TREINAMENTO NR05 CIPA

A IMPORTÂNCIA

A Norma Regulamentadora n°5 CIPA (COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES) estabelece que todas as empresas privadas, públicas, sociedades de economia mista, bem como outras Instituições que admitam trabalhadores como empregados, devem constituir CIPA por estabelecimento e mantê-la em regular funcionamento.

Esta norma estabelece também as regras e diretrizes para a formação dessa comissão que atualmente é uma das mais importantes ferramentas de prevenção de acidentes e doenças do trabalho.

O objetivo é tornar permanentemente compatível o trabalho e a preservação da saúde e da integridade física e mental do trabalhador, unindo empregador e funcionários na busca pela melhoria da qualidade de vida dos funcionários, por meio da prevenção de acidentes e doenças do trabalho.

 

O SERVIÇO

De acordo com a Norma Regulamentadora nº5 (NR 5) a CIPA deve ser dimensionada segundo alguns critérios como o grau de risco da atividade produtiva da empresa e o número de funcionários. Deve ainda ser instaurada por meio de um rigoroso processo eleitoral e de nomeação devidamente documentados e protocolados, sendo necessário que todos os seus integrantes passem por um curso de formação com carga horária mínima de 20h para poderem compor a comissão.

A SMART SAFETY conta com uma equipe altamente capacitada para dimensionar e implementar uma CIPA em sua empresa, orientando desde o processo eleitoral até o ato de posse dos eleitos e designados, fornecendo, inclusive, o curso de formação obrigatório para os integrantes da comissão, segundo as diretrizes da respectiva norma regulamentadora.