GESTÃO EM SST

Gestão em SST

 

A Gestão em SST (Saúde e Segurança do Trabalho) consiste em implementar ferramentas administrativas que permitam à empresa ter uma ampla visão de toda a situação pertinente a saúde e segurança dos seus trabalhadores e dos riscos existentes no ambiente de trabalho.

Por meio dessas ferramentas de gestão como estatísticas, indicadores, análises críticas, plano de ação, entre outras, é possível acompanhar a situação presente, traçar metas, estabelecer ações e objetivos visando a redução do número de incidentes e acidentes, a diminuição da perda de tempo, mão de obra e material, proporcionando à empresa no período de médio a longo prazo a redução de despesas e, consequentemente, o aumento da margem de lucro.

A gestão sobre fatores relativos a saúde e a qualidade de vida dos funcionários, proporcionam a melhoria da qualidade da mão de obra aplicada e o aumento da produtividade, além das economias relacionadas a redução direta de despesas como as citadas anteriormente. Há ainda a economia indireta, como a redução de gastos com processos judiciais, pagamento de FGTS durante todo o período de afastamento do colaborador acidentado, diminuição no absenteísmo, redução do Fator Acidentário Previdenciário (FAP), bem como de multas aplicadas por não conformidades de segurança dos trabalhadores, entre outros.

 

Como podemos ajudar?

A SMART SAFETY conta com uma equipe multidisciplinar de profissionais qualificados e capacitados para prestar completa gestão em Saúde e Segurança do Trabalho, realizando o levantamento das atuais condições ocupacionais da empresa, identificando as não conformidades, propondo melhorias e medidas necessárias e acompanhando todo o processo de implementação das mesmas.

A gestão de segurança envolve um conjunto de ferramenta e ações estratégicas para identificar e minimizar todo e qualquer risco encontrados em todas as atividades de uma organização.

estudar meios de se combater riscos e acidentes antes mesmo de que eles possam acontecer.

implementar as mais diversas ferramentas de gestão, como o planejamento de segurança a longo prazo, um plano de ação, projeto, cronograma, realizar a análise de incidentes, controlar as inspeções e muito mais para que a prevenção de acidentes seja realmente efetiva.

Pode não ser explícito, mas todas as empresas que investem em SST têm um retorno extremamente positivo.

Quando as ações estratégicas para solucionar ou minimizar os riscos e acidentes são colocadas em prática, há uma redução no custo dos acidentes de trabalho, gerando economia com processos judiciais, o pagamento de FGTS durante todo o período de afastamento do colaborador da empresa, diminuição no absenteísmo, presenteísmo, aumento do Fator Acidentário Previdenciário (FAP), assim como multas pela falta de segurança dos trabalhadores, entre outros itens.

Com a redução de gastos e a economia gerada graças a prevenção realizada com a gestão de segurança, é possível inclusive ampliar o ramo de atividade da empresa.

conformidade legal – prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho e perdas associadas – obtenção de vantagens competitivas no mercado – conformidade com valores da organização